Parceria

Parceria (1)

CEMIC

         A parceria entre o Colégio Militar dos Bombeiros – CMCB e o Projeto Maranhense de Idiomas e Culturas, coordenado pelo Centro Maranhense de Idiomas e Culturas, iniciou em junho de 2015, com o objetivo de democratizar o acesso ao aprendizado de um segundo idioma (inglês) aos (às) alunos (as) do Colégio, com aulas aos sábados pela tarde, de 14h às 17h30. O curso de inglês era destinado a alunos (as) a partir de 12 anos. Inicialmente, 53 alunos (as) do CMCB se inscreverem no nível Básico, formando 5 turmas. Em 2016, o CMCB autorizou que alunos (as) de outras escolas também pudessem se inscrever no curso de inglês do Projeto, abrindo as portas da Comunidade Escolar para a Comunidade em Geral. Em 2017, o curso passa a funcionar pela manhã e pela tarde, de 8h às 11h30 e de 14h às 17h30, com a abertura da primeira turma do curso de Espanhol e do nível Kids do curso de Inglês, destinado para crianças a partir de 7 anos de idade.

       Atualmente, o projeto conta com 585 alunos (as) matriculadas em 25 turmas, sendo 24 do curso de Inglês e 1 do curso de espanhol. Para que o (a) aluno (a) seja certificado, caso ele tenha 7 ou 8 anos, ele (a) deve cursar os níveis Kids (básico, médio e avançado), Básico ( I, II, III e IV), Intermediário ( I e II) e o Avançado (I e II) durante, no máximo, 12 semestres (6 anos). Quando o (a) aluno (a) entra a partir de 12 anos, ele (a) deve cursar os níveis Básico (I, II, III e IV), Intermediário (I e II) e o Avançado (I e II), totalizando, no máximo, 8 semestres (4 anos).

        Ao final do curso o (a) aluno (a) sai certificado e com um nível de proficiência de muito bom para ótimo no curso concluído. Em 2019, o Projeto realizou o I Intercâmbio do Projeto CMCB/CEMIC no mundo, onde 8 alunos (as) foram enviados para Buenos Aires – ARG, e vivenciaram aspectos da língua e cultura espanhola. Em 2020, o objetivo é enviar 20 alunos (a) para o Canadá para que estes aprimorem ainda mais o idioma que estudam e ampliem o conhecimento sobre a cultura de língua espanhola.

     O projeto é autossustentável, onde os pais e/ou responsáveis de aluno (a) deve arcar com o livro didático e a contribuição mensal. A parceria entre o CMCB e o CEMIC possibilitou a oferta de 120 bolsas destinadas à Comunidade Escolar, onde o (a) aluno (a) bolsista só arca com o material didático.

     Nos últimos 4 anos do Projeto, 20 alunos (a) já foram certificados. Desse total, 8 alunos (a) já atuam como monitores/professores, tendo assim a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Ao final do semestre de 2019.2.[...]

Read more
bluebrowncustomgreenorangepinkredturquoiseyellow